/apidata/imgcache/621c6d32205dd6115b0b51ff33736e26.png?banner=top&when=1770832845&who=6

Exposições do Instituto Internacional Juarez Machado são uma boa opção de lazer cultural para o carnaval

O Instituto Internacional Juarez Machado estará aberto neste sábado de Carnaval, das 9 às 18 horas e tem duas exposições em andamento. Confira os detalhes na coluna cultural de Pierre Porto!

Atualizado em 11/02/2026 às 11:02, por Pierre Porto.

A imagem mostra  cena do evento de lançamento do Festival Literario de Santa Catarina numa sala decorada de forma vibrante e moderna. À esquerda, uma mulher de cabelo castanho e camisa rosa está em um púlpito transparente, segurando um microfone e discursando para um público. O público está sentado em cadeiras azuis e vermelhas, disposto em filas, e parece estar atento à apresentação. Algumas pessoas usam camisetas verdes com um logotipo colorido.   À direita, uma mulher de cabelo escuro e camisa verde está sentada, observando a apresentação. Ao fundo, um ônibus vermelho de dois andares está posicionado próximo à parede, com placas que exibem o número 15 e o texto TOWER HILL. A sala tem uma escada de madeira à esquerda, paredes vermelhas e brancas, iluminação direcionada no teto e banners promocionais com textos e logotipos, incluindo BONJA e IELUSC. Plantas também são visíveis no ambiente, adicionando um toque decorativo.

Aproveite para apreciar o vasto acervo de obras de Juarez Machado.

O Instituto Internacional Juarez Machado estará abeto neste sábado de Carnaval, das 9 às 18 horas e tem duas exposições em andamento, além do vasto acervo de obras de Juarez Machado, os visitantes podem conhecer a exposição “Juarez e Eu” e a mostra “Mundo Gion: Nuances do Hanamachi”, da artista Annete Owatari. 
 

Depois do  feriado, o instituo volata atender os visitante na quarta-feira, a partir das 9h. 
Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Para quem optar por ir de bicicleta, a entrada é gratuita. 

O Instituto funciona na Rua Lages, 994, bairro América. 
Também integram o espaço a casa restaurada que pertenceu aos pais do artista, a loja e os jardins. 

 

Curadoria de Lucila Horn.


/apidata/imgcache/5b8b731015dd2ab2ac3d5021bbd027b5.png?banner=postmiddle&when=1770832845&who=6

Sobre as exposição de Annete Owatari

A exposição “Mundo Gion: Nuances do Hanamachi”, da artista Annete Owatari, convida o público a um mergulho sensível e poético no universo dos tradicionais distritos de gueixas de Kyoto, no Japão. 

É um convite íntimo e poético à contemplação de um dos mais emblemáticos hanamachis — os tradicionais distritos de gueixas - da cidade de Kyoto, no Japão. 

Cada fotografia surge como um instante efêmero: imagens que se revelam em fragmentos, aproximando o espectador de uma beleza sutil, contida e profundamente simbólica.

As figuras das gueixas e maikos aparecem de forma etérea e enigmática. Detalhes minuciosos — gestos contidos, olhares oblíquos, movimentos graciosos e lábios intensamente rubros — tornam-se protagonistas, carregando camadas de tradição, sofisticação e emoção. 

Nesse percurso visual, o tempo parece se dissolver: o que se revela também se oculta, convidando o olhar a desacelerar.

Os detalhes são o eixo central da narrativa visual.

/apidata/imgcache/8c69ec5b96e20a6aa87f5eb4f3636fd1.png?banner=postmiddle&when=1770832845&who=6

A exposição conta ainda com uma ambientação multissensorial, por meio de projeções de vídeo e fotografia, além de textos interpretativos que contextualizam o projeto e estimulam a reflexão e a construção de sentidos.

 A curadoria é de Lucila Horn.

Para ler mais no insta: @institutojuarezmachado


Pierre Porto

Pierre é produtor cultural, profissional de marketing de conteúdo, editor de Cultura e professor com formação em Letras. Foi um dos primeiros produtores de conteúdo de cultura de Joinville, com a criação de blogs. Foi colunista de Cultura do jornal Notícias do Dia, Conselheiro Municipal de Cultura e é coeditor do blog Cidade Cultural. Trabalhou na criação da programação da Rádio Educativa Joinville Cultural (105,1 Mhz) e colaborador na criação e redação do Plano Municipal de Cultura.